Abertura do Festival de Cinema de Triunfo celebra o audiovisual no Sertão do Pajeú

06 de dezembro de 2022, às 07:12 | Texto de: Larissa Lopes





Foi dada a largada para a13ª edição do Festival de Cinema de Triunfo, com a exibição de curtas e longas metragens de todo o Brasil no Sertão do Pajeú. Até o próximo sábado (10), o festival segue com uma programação bastante diversificada para todos os públicos, além de debates, seminários e oficinas. Nesta edição participam 38 filmes de 12 estados brasileiros, que estarão concorrendo a R$ 24 mil em prêmios e serão exibidos no centenário Theatro Cinema Guarany, agora totalmente reformado e requalificado e entregue à população. Além das mostras competitivas, o festival também vai apresentar a Mostra Especial do Sesc.

A solenidade de abertura do Festival de Cinema de Triunfo contou com a presença de Severino Pessoa, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); André Vasconcelos, secretário de Turismo, Desenvolvimento e Lazer de Triunfo; Valkiria Porto, representante do Sesc Pernambuco; Rogério Carvalho, presidente da Associação dos Comerciantes do Município de Triunfo. 


"Aproveito este momento para agradecer a todos os envolvidos no festival, também à Neoenergia que inaugurou nova iluminação para o Theatro Cinema Guarany no último sábado (3). Também destaco que o Governo de Pernambuco investiu aqui na reforma e requalificação do espaço. Foi realizada a climatização, colocamos cadeiras bonitas, fizemos a restauração da estrutura. É no interior que é voltado o nosso olhar, e quero agradecer aos cineastas e à classe artística por estarem aqui no Sertão do Pajeú. Viva Triunfo e a cultura de Pernambuco", celebrou Severino Pessoa, representando também a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).


"É com muita felicidade que estamos aqui esta noite. Damos as boas-vindas aos produtores e realizadores que participam desta edição em Triunfo, que recebe dezenas de filmes de mais de dez estados brasileiros. O Theatro Cinema Guarany merecia tudo isso no seu centenário, e tudo o que foi feito nele mexeu bastante com a autoestima do povo de Triunfo, por isso deixo meu agradecimento", destacou André Vasconcelos, representando a Prefeitura de Triunfo.


"Para nós do Sesc é sempre muito importante poder contribuir com ações como essa, principalmente no interior do estado. Ter essas parcerias é fundamental para que a nossa ação seja mais potente. Estamos muito felizes em poder trazer a mostra Sesc para a programação do festival, e desejo vida longa ao evento e à mostra", ressaltou Valkíria Porto.


Durante a abertura do festival também foi apresentado ao público os júris oficiais desta edição. Na Mostra Competitiva de Longa-metragem participam como jurados Maurício Correia, Mísia Coutinho e Samara Almeida. Já na Mostra Competitiva de Curta-Metragem participam Carlos Kamara, Milena Evangelista e Nayane Nayse. Além do júri oficial, o festival conta com o tradicional júri popular, formado por estudantes, professores e produtores culturais do Sertão do Pajeú.


Participam da programação filmes de vários estados brasileiros, como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nesta terça-feira (6), às 10h, na Praça do Avião, será realizada uma conversa com os realizadores que tiveram seus filmes exibidos durante a abertura.


O Festival de Cinema de Triunfo é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e da Prefeitura de Triunfo. Conta com a parceria da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas (ABDPE/APECI) e Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), apoio cultural da Associação Comercial do Município de Triunfo (ACMT) e apoio institucional do Sesc Pernambuco e TV Pernambuco.

publicidade

Leia Também