Vacina é Mais Vantagem

13 de dezembro de 2021, às 11:12 | Texto de: Larissa Lopes


O Recife mais uma vez inova para avançar no plano municipal de vacinação contra a covid-19 e lança o Vacina é Mais Vantagem. O prefeito do Recife João Campos anunciou a nova ação da PCR no auditório do 15º do edifício-sede da Prefeitura da Cidade do Recife na manhã desta segunda-feira (13). A iniciativa consiste em sorteios de prêmios realizados pela Prefeitura do Recife em parceria com a iniciativa privada e o ciclo de sorteios já começa nesta terça-feira (14) e segue até o dia 30 de dezembro. Já na primeira rodada, serão sorteados 90 smartphones doados pelo Movimento Atitude por Pernambuco. As premiações são um incentivo a mais para que o Recife alcance a cobertura de pelo menos 90% da população com o esquema vacinal completo em 60 dias. Esse percentual colocará o Recife entre as metrópoles que mais aplicaram vacinas no mundo, superando, por exemplo, Nova York, Londres e Berlin. Para realizar os sorteios, a Prefeitura fará uso do banco de dados do Recife Vacina, não havendo a necessidade de cadastramento para participar. Atualmente a cidade possui 82% de cobertura vacinal completa. 


"Nós temos hoje 82% da população elegível já vacinada com as duas doses. Essa marca é bem acima da marca brasileira, que é de 65%, mas a gente ainda quer crescer mais e mais. Então a gente lança o primeiro módulo do sorteio e a nossa meta é poder levar esse número a pelo menos até 90% da cobertura total, as duas doses, para a população elegível. A gente tem se dedicado muito, toda a equipe de saúde e a de transformação digital, para aumentar esse número de vacinados. O Recife tem marcas melhores do que as marcas do Brasil, de várias cidades, mas a vacinação é uma estratégia de imunização coletiva, então nós precisamos intensificar a vacinação, já lançamos várias frentes e agora é o Vacina é Mais Vantagem", esclareceu João Campos. "Quem se vacinou já concorre no dia seguinte ao sorteio de seis smartphones. Então do dia 14 ao dia 30, vão ter esses sorteios nessa primeira fase, são 90 smartphones que serão sorteados. E nós aqui queremos agradecer ao Movimento Atitude, grupo que reúne 24 empresas pernambucanas e que fez essa doação ao município para viabilizar mais uma ação de incentivo à vacinação", acrescentou ele.


Serão realizados seis sorteios diários. Destes, três prêmios serão destinados a sorteio dentre as pessoas vacinadas contra a covid-19 que tenham tomado a primeira dose e ainda não superado o prazo para tomar a segunda dose (28 dias para a Coronavac e 60 dias para a Astrazeneca e Pfizer); que estejam com o esquema vacinal completo (1ª e 2ª doses), independentemente da dose de reforço ou que estejam vacinadas com a primeira dose da vacina da Janssen. E dois prêmios serão destinados a sorteio dentre as pessoas que tomarem a primeira dose da vacina contra a covid-19 a partir de 06 de dezembro de 2021. O primeiro sorteio acontecerá nesta terça-feira (14.12), às 16h e os demais nos dias seguintes. 


"A gente tem dois sorteios por dia, os primeiros sorteios são destinados a três pessoas que já estão com o seu esquema vacinal completo, quem já se vacinou já está automaticamente concorrendo. E o outro sorteio é - quem se vacinar, do dia 13, hoje, ou nos dias seguintes, 2ª dose ou dose de reforço, também estará automaticamente concorrendo", detalhou Rafael Figueiredo, Secretário Executivo de Transformação Digital do Recife.


Os sorteios acontecerão diariamente, até o dia 30 de dezembro, e serão gravados no canal do YouTube da Prefeitura do Recife, com auditagem da Controladoria-Geral do Município e apoio da superintendência CGU. Além disso, os nomes dos vencedores serão anunciados dentro do site e do aplicativo Conecta Recife e receberão comunicado da Prefeitura a partir dos contatos registrados na plataforma Recife Vacina. Depois dos resultados anunciados, os ganhadores terão até 30 dias para resgatar o prêmio. 


A iniciativa do Vacina é Mais Vantagem chega para se somar a outras frentes de busca ativa para que mais pessoas sejam vacinadas na cidade, a exemplo do Carro da Vacina, que em 15 dias chegou a marca de 10 mil doses aplicadas. Uma alternativa que não exige  agendamento para tomar a vacina são os postos descentralizados montados nos shoppings da cidade. 


"A gente só se engaja em causas que são boas para toda a sociedade de Pernambuco. A gente confia muito no cidadão recifense, na responsabilidade individual de cada um, e a gente acredita que esse incentivo a mais vai fazer com que em última instância beneficia todo o povo do Recife", destacou Guilherme Cavalcanti, diretor-executivo do Movimento Atitude por Pernambuco, grupo multissetorial que reúne 24 empresários e executivos. Eles esclareceu ainda o que é o Movimento: "o Movimento Atitude por Pernambuco existe há 3 anos, é uma associação empresarial formada por 24 grandes grupos empresariais de Pernambuco e a gente se dedica exclusivamente a trabalhar em defesa de grandes causas em prol da sociedade, principalmente aquelas causas que demandam comprometimento da gente a longo prazo". O site do grupo é atiutude.pe

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a Prefeitura está constantemente aprimorando a sua estratégia para imunizar cada vez mais pessoas na cidade. "Hoje o Recife celebra mais um momento importante da sua campanha de vacinação, uma campanha que tem evoluído ao longo desses meses a partir da cobertura vacinal que a gente vem a alcançar, foram várias estratégias até agora. A gente começou com as equipes volantes vacinando os trabalhadores de saúde, nos seus locais de trabalho, para que eles não precisassem sair do local de trabalho porque estavam na linha de frente; depois montamos os 26 centros de vacinação e drives-thru; a gente vacinou nas escolas, entendendo a importância da vacinação para os adolescentes; vacinamos nas comunidades, chegando mais perto das pessoas, onde a cobertura estava mais baixa; hoje a gente também está vacinando em cinco shoppings que não precisam de agendamento. A cada passo que a gente foi dando, a gente foi vendo a importância de ampliar a estratégia, e hoje a gente vem com esse incentivo para que não se vacinou. A gente faz o sorteio valorizando quem já se vacinou e também incentivando as pessoas que até agora não tomaram a 1ª dose, a 2ª ou a dose de reforço", explicou ela.


Fotos: Daniel Tavares/PCR

publicidade

Leia Também